segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Inscrições abertas para o I Encontro de Pedagogia Hospitalar

As inscrições para participar do I Encontro de Pedagogia Hospitalar já estão abertas no site do Hospital Santo Antônio (HSA), www.hsanbnu.com.br/icds. As inscrições, gratuitas e limitadas, podem ser realizadas até sexta-feira, dia 25. Podem participar diretores, coordenadores pedagógicos, professores, profissionais da educação, da saúde e da assistência social, estudantes da área de pedagogia e demais interessados na área.

O I Encontro de Pedagogia Hospitalar será realizado no dia 29 de novembro, a partir das 15h, no auditório do ICDS, no HSA. Várias palestras estão programadas, com temas como Biblioterapia, Fundamentos da Pedagogia Hospitalar e Humanização. Mais informações sobre as vagas podem ser obtidas pelo telefone 3231-4089 ou pelo e-mail: icds@hsan.com.br.

Assessora de Comunicação: Andressa da Silva

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

I Encontro Pedagogia Hospitalar em Blumenau

Projeto da Semed é apresentado no X Congresso Nacional de Educação

O projeto Pedagogia Hospitalar, da Secretaria de Educação (Semed), será apresentado no X Congresso Nacional de Educação (Educere), realizado entre os dias 7 e 10 de novembro, em Curitiba (PR). O evento tem como tema “Formação para mudanças no contexto da educação: políticas, representações sociais e práticas”.

Para representar Blumenau, Fabiana Goldmann, mestre em Educação e responsável pelo projeto Pedagogia Hospitalar pela Semed, e Elenir Budag, professora responsável pelo projeto de extensão pela Furb, vão apresentar o projeto com um relato de experiência do trabalho "Aula no hospital? Como? A experiência da pedagogia no Hospital Santo Antônio, em Blumenau”.

O relato será realizado pelas profissionais na próxima quinta-feira, dia 10. Para a apresentação, a experiência, resultado da parceria entre a Semed, a Furb e o HSA, foi inscrita e aprovada por uma comissão avaliadora do Educere. Com esse trabalho, Blumenau poderá compartilhar o êxito no que se refere ao atendimento pedagógico e educacional no município e região.

Sobre o Educere:

Desde 2001, o Educere tornou-se o maior evento acadêmico e científico organizado pela pós-graduação em Educação e graduação da PUC-PR. Sediado na cidade de Curitiba, tem como objetivo a socialização dos resultados das pesquisas realizadas por acadêmicos da graduação, da pós-graduação e profissionais da área da educação. O evento tem aproximado os docentes e alunos do ensino superior, de pós-graduação e da educação básica, além de oportunizar um fórum permanente de discussões com apresentações das pesquisas e relatos de experiência entre os participantes e busca aprimorar a formação inicial e continuada dos profissionais da educação.

Conheça um pouco mais o projeto Pedagogia Hospitalar:

O projeto Pedagogia Hospitalar é uma parceria entre a Semed, a Furb e o HSA, oferecido às crianças e adolescentes internados na ala pediátrica do Hospital Santo Antônio. O projeto propõe um trabalho pedagógico para atender estudantes internados que lhes garante continuar estudando, mesmo sem estar na escola, sem prejuízo ao seu aprendizado regular.

O projeto acontece desde 2008, com mais de 25 crianças atendidas por semana. O objetivo é atender as necessidades de aprendizagem de crianças e adolescentes hospitalizados, de Blumenau e região, prestando serviços educacionais de alto padrão, adaptados a capacidade e condições físicas de cada estudante.

Atividades pedagógicas como leitura, escrita, problemas matemáticos, artes visuais, teatro e música, tem como suporte os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e envolvem as diversas áreas do conhecimento. Após a alta hospitalar, o professor responsável envia o relatório do desempenho e das atividades realizadas à escola de origem do aluno.

Assessora de Comunicação: Andressa da Silva